domingo, 16 de novembro de 2008

Orientação Final: Pré-embarque

Olá amigos viajantas e não viajantes!!

Tudo bem??

Tá bem difícil escrever aqui pois essa é a minha última semana de aula (Graças a Deus..hahah) e a última semana de estágio (infelizmente =/)

Mas vamos lá...há duas semanas mais ou menos tivemos a reunião final...com os últimos sermões, dicas, conselhos, sugestões, obrigações e blá blá blá...muuuitas coisas...

A orientação é dividida em duas partes: expositiva e psicológica (participativa).

Na parte psicológica as psicólogas da WS fizeram algumas dinâmicas...pra gente entender o processo de intercâmbio, as mudanças que vamos enfrentar, questões como confiança, segurança, organização...tudo de um jeito bem divertido!!

Na parte da orientação técnica...foi falado coisas como:

Antes de embarcar: últimos documentos, check-up médico, manual do sponsor, tirar cópias dos documentos pra levar e pra deixar no Brasil tb...coisas meio burocráticas...

Packing: o que colocar na mala, quantidades permitidas pela American Airlines, procedimentos para bagagem de mão. Ex: você pode levar 2 malas de 32Kg (a WS recomenda uma só) e + uma bagagem de mão de 18Kg.

Embarque/desembarque: check in na AA, levar endereço do empregador para cadastro no guichês, mostraram o I-94 (documento importante que nos entregam no avião e ficará anexado no passaporte - sme ele não saímos dos EUA), cadasto obrigatório no SEVIS até 72h depois que chegar, fazer no site do sponsor...

Working: nós somos responsáveis pelo nosso Social Security (www.ssa.gov), alguns sponsors/empregadores lvam o pessoal do social pra orientação inicial, ele pode demorar de 1 semana à 3 meses pra ficar pronto...mas com o protocolo de pedido já podemos trabalhar..

Visa Travel Money: chamaram um cara da "Cotação" pra explicar sobre esse cartão...é um cartão de débito com a bandeira visa pré-pago. Vc carrega no Brasi ou onde estiver o valor mínimo de 200 dólares e pode usar como débito em qualquer lugar que aceite visa ou nos ATM com a bandeira PLUS. Bem útil...além de seguro e é de graça...pelo menos pela WS. Caso seus pais precisem te mandar dinheiro é só carregar o cartão daqui do Brasil mesmo...uma beleza!!

W2 Form: um documento que temos que solicitar ao nosso empregador...é como um formulário que preenchemos com o endereço do Brasil. Depois de um ano eles mandam pra você dar entrada no tax back...para reaver as taxas descontadas nos seus pay checks.

Taxas: as taxas que podem ser descontadas do seu pay check são: state and local taxes! somente!!

Ligação para o Brasil: um método simples quanod vc não sabe ligar pro Brasil..anota o número da embratel 1 800 3441055 e pede para fazer uma chamada internacional...

Desligamento do emprego: vc deve avisar seu empregador com 15 dias de antecedência quando for para de trabalhar.

Passagem: vc deve buscar sue bilhete junto com o kit de viagem da WS, ela tem data de ida e volta...porém a ata de volta pode ser mudada com no mínimo 1 mês de antecedência.

Alfândega no Brasil: a cota de eletrôncos permitida é de 500 dólares...se vc passar disso deve declarar o que ultrapassou e pagar 50% de imposto sobre o valor que excedeu...

Tiveram muuuuuitas outras coisas...mas o que eu lembro e fiz anotações é isso mesmo!!!

Faltam 14 diaaaaaaaaaaaaaaaas!!! duas semanas!!! Daqui duas semanas nesse mesmo horário eu estarei sentadinha na sala de embarque da america airlines em Guarulhos esperando por aquela tão sonhada voz: "atenção passageiros com destino à Miami, vôo 7278 da american airlines, favor se dirigir ao portão de embarque"

eeeeeeeeeeeeeee \o/

Juro que fim de semana que vem eu posto sobre "arrumar as malas"...o post final vou deixar para um dia antes...aiai..daqui a pouco consigo contar nos dedos!!! Tava lendo o 1º post desse blog...e me deu uma sensação tão estranha de "a ficha não caiu"...era sonho..virou meta...e agora vai se transformar em realidade!!! sem mais nhen nhen me vou...as palavras bobas e emotivas eu deixo para o dia 29 de novembro!

Beijos =)

Carol

3 comentários:

Unknown disse...

hahahahaha

vivi td isso ai! =)

daqui a exatamente 2 semanas estaremos embarcando. Aeeeee!

kisses

Unknown disse...

carol!!!
depois de amanha!
nao esperava que esse dia chegasse!
torça por mim!
bjaum!

Le* disse...

Ai Carol!! Acho que só vai cair a ficha quando chegar lá!
Só de pensar já dá frio na barriga.. ui ui ui

=D

Mas é bão di maaaaaaaaais