quarta-feira, 17 de setembro de 2008

1º Checklist...e vc pensando que seria fácil!

Organize-se!


Você fez sua inscrição no seu programa de intercâmbio tá achando que é tirar passaporte, visto e embarca? nã não...graaaaaaaande erro...pra que facilitar as coisas se elas podem ficar complicadas??? não é mesmo?



O 1º Check List...pelo menos na WS é uma lista de documentos que você tem que providenciar no prazo de quinze dias depois que fez sua matrícula...



O que tem nessa lista? Não lembro direito de tudo....pq perdi a minha =P mas lembro da minha caminhada para conseguir tudo...


Resumindo são VÁRIAS cópias de VÁRIOS documentos..entre eles:



1) Certidão de antecedentes criminais


Pra tirar isso digita o nome da certidão no google que vai aparecer a página que você tem que entrar...é só digitar nome e CPF que essa certidão será gerada...aí você imprime e pronto!



2) Comprovante de que você está em dia com a Justiça Eleitoral



Caso...você seja relaxado e relapso como eu e tneha jogado aqueles papéizinhos minúsculos...super fáceis de serem perdidos...que comprovam que você votou nas últimas eleições...você terá que tirar a bunda da cadeira...ir com seu título e/ou RG até o T.R.E e pedir esse comprovante...eles imprimem na hora. bem simples....exceto pelo fato de ter que se deslocar até lá ficar na fila e esperar...



3) Cópia da certidão de nascimento



Voltando a questão de ser relaxada e esquecida...se vc for como eu prepare-se para uma revolução na sua casa...a busca da certidão perdida...ou tenha uma mãe organizada que guarde isso pra vc..no meu caso depois de virar a casa de ponta cabeça e olhar três vezes cada papel que eu encontrava eu achei a minha...dica importante: quando achar a sua coloque ela no seu mural de imã..na geladeira..enfim...em um lugar que JAMAIS vc perca..pelo menos até embarcar...hahah



4) Cópia do RG



Isso é fácil...a nãos er se vc é tão relaxado a ponto de não ter nem seu R.G...haha



5) Cópia do CPF



Esse tb é fácil!!



6) Foto 5X7 - LEIA ATÉ O FIM ESSE TÓPICO...PODE SER ÚTIL!



Aqui complica né...aquela foto terrível que você nunca sai bem...e sai o olho da cara...dica BEM válida...reserve um tempinho na sua agenda...fique bonito...arrumadinho...passe perfume..hahaha...escolha uma parede branca e lsa da sua casa...com uma boa iluminação em todos os lados...e peça pra algum amigo legal tirar sua foto...por favor...SORRIA!!! ninguém disse que não pode...tire várias...umas 20...hahah...com postura..sorrindo...e uma roupa que nãoseja mto clara pr anão contrastar com a parede...depois disso vá até seu pc...descarregue...e escolha a melhor foto...e dá uma arrumadinha nela no photoshop caso queira...como iluminação..cabelo arrepiado..espinhas...essas coisas...salve ela no tamanho normal...depois abra um novo arquivo no tamanh de 5X7...salve tb...aih abra um novo arquivo do tamanho de uma folha A4...coloque várias fotos do tamanho 5X7 até completar o A4...vá até lojas como winter, ibiza, fujifilme...bla bla bla...e pague no máximo R$ 3,00 para imprimir uma folha A4 cheia de fotos!!!



Resultado: fotos bonitas..baratas e sem imperfeições...;)



7) Tradução juramentada de quase todos os documentos



Aqui em Curitiba você deverá ir até o tradutor do Grupo América no subsolo do Shopping Novo Batel e levar os documentos pra serem traduzidos...eles têm convênio com a WS...o que quer dizer prçeo especial e que eles mandarão tudo pra WS sem vc ter que voltar lá...Quando eu fiz paguei R$ 85,00



8) Cópia da página 1,2 3 do passaporte



Primeiro faça o passaporte...agende sua data e veja os documentos no site da polícia federal...
Feito o passaporte tire xerox das trê sprimeiras páginas...



9) Avaliação Médica



A WS dá uma ficha médica que vc pode pedir pr aum médico de vdd ou para aquele primo que tá fazendo medicina e já tem CRM...sabe como? então...é uma página com perguntas simples...



10) Resumé



Curriculum...em inglês obviamente...o próprio nome diz..resumé...uma no máximo duas folhas...



11) To whom it may concern



Documento que a própria WS te dá...dziendo que curso vc faz, em que período tá de qual faculdade...



Tudo pronto...pegue tudo...e entregue na WS...e espere pela próxima função!!! só pra avisar que a saga de documentos e papéis continua...e se chama APPLICATIONS!! mas isso é tema pr aum futuro tópico...


DICA: Fique sempre atento a comunidade da sua agência, a comunidade do seu programa...vc vai descobrir muuuuuuuuuuita coisa por lá...e muita coisa importante...relevante e legal!! orkut é tudo nesa vida...jamais esqueçam!! hahaha





Bjos a todos!

2 comentários:

Anastácio Soberbo disse...

Parabéns pelo Blogue.
É muito bonito, gosto do que leio e vejo.
Um abraço desde Portugal

Ana Paula disse...

oie carol!!!
mto informativo, se eu soubesse td certinho no dia que eu fiz.. nao teria ficado luca..huahau
foi antes da festa junina sim, lembra?
eu entreguei e peguei o ingresso lá no mesmo dia.

bjaum!